Perguntas frequentes

  1. O que é um sistema de energia solar?  Um sistema de Energia Solar, chamado também de gerador solar ou energia fotovoltaica, é um conjunto integrado de módulos fotovoltaicos, inversor e outros componentes, projetados para converter a energia solar em eletricidade.
  2. Onde posso instalar um sistema de energia solar?  Os sistemas fotovoltaicos podem ser instalados em qualquer edificação que dispõem de superfície exposta ao sol, suficiente para acomodar os módulos fotovoltaicos que atualmente tem uma área de 2 M2 cada. Normalmente são instalados no telhado ou lajes, podendo também ser instalados no chão.
  3. É necessário realizar alterações na rede elétrica da minha casa?  Não. A instalação do sistema de energia solar é feita separadamente e se conecta a rede elétrica da sua casa através do quadro de distribuição de energia.
  4. Preciso trocar o medidor de energia da minha residência para instalar um sistema?  Sim, a concessionária de energia irá fornecer um medidor novo gratuitamente. Esta troca é necessária porque este novo medidor será capaz de contabilizar a energia que o seu sistema fotovoltaico irá injetar na rede pública.
  5. Como é feita esta troca de medidor?  A troca deve ser solicitada à concessionária de energia. Todo este processo é realizado e acompanhado por um profissional da ML Energia Solar.
  6. É necessário realizar alguma obra para a instalação do meu sistema?  Na grande maioria dos casos não. Caso seja necessário, isto será avaliado na visita técnica.
  7. Quando faltar luz da concessionária na minha casa poderei utilizar a energia do sistema fotovoltaico?  Não, nos sistemas "on grid" ou conectados rede, por medidas de segurança a legislação exige que o sistema se desligue automaticamente caso falte energia na rede da concessionária. O inversor já é preparado para se desligar automaticamente caso isto ocorra.
  8. A minha conta de luz virá zerada após a instalação do sistema fotovoltaico?  Não. Na sua conta de energia, além do valor pago por cada kWh consumido, você também paga taxas de contribuição para a iluminação pública e taxa mínima de disponibilidade da rede.
  9. Posso ficar livre da concessionária de energia com um sistema fotovoltaico?  Somente com a instalação de um sistema desconectado da rede ou off-grid . Esse sistema utiliza baterias para armazenar energia durante o dia e utilizá-la durante a noite. Esse sistema é mais indicado para áreas rurais ou isoladas da rede elétrica pois seu custo é mais elevado.
  10. Qual a diferença entre sistemas conectados à rede (on grid) e desconectado da rede (off grid)?  Sistemas conectados a rede é um sistema de geração de energia interligado à rede elétrica da concessionária local. Ele gera energia para a residência e injeta o excedente na rede pública, gerando créditos na conta de luz para serem utilizados em até 60 meses. Já um sistema desconectado da rede funciona de forma isolada, sem interligação com a rede da concessionária, utilizando baterias para armazenar a energia gerada.
  11. É necessário fazer manutenção do sistema?  É recomendado fazer uma limpeza simples dos módulos anualmente ou quando, por qualquer motivo, eles fiquem muito empoeirados.
  12. Posso instalar o sistema fotovoltaico em uma residência e utilizar a energia em outra?  Sim, desde que as duas propriedades estejam no nome da mesma pessoa física ou jurídica e sejam atendidas pela mesma concessionária de energia.
  13. O que acontece se eu gerar mais energia do que consumir?  Toda geração excedente será injetada na rede pública de energia e você receberá créditos na sua conta de luz. Estes créditos terão validade de 60 meses para utilização. Normalmente geram-se créditos no inverno para serem utilizados no verão, quando o consumo de energia é maior.
  14. Qual a diferença entre kWp e kWh?  kWp é a medida utilizada para definir a máxima potência nominal do gerador solar. kWh é uma medida de energia. Tanto pode informar seu consumo de energia como no caso do gerador solar, informar o total gerado em um dado período de tempo.
  15. O sistema irá gerar a mesma quantidade de energia todo mês?  Não, os módulos fotovoltaicos dependem da radiação solar para gerar energia. Esta radiação nem sempre é igual. No verão, por exemplo, gera-se mais energia porque a radiação solar é mais forte. Ainda assim há outros fatores que podem impactar na geração de energia do seu sistema, como a incidência de sombras sobre os módulos, a posição em relação ao norte e a inclinação.
  16. Em caso de mudança, posso levar meu sistema para outro lugar?  Sim, mas não é recomendável pois um imóvel com sistema fotovoltaico instalado pode ter uma valorização de até 8%, conforme divulgado em estudos. Além disso, será necessário um novo estudo de viabilidade e a contratação de profissionais especializados para realizar a instalação no novo local.
  17. É possível aumentar a capacidade de geração de energia do meu sistema no futuro?  Sim, o sistema trabalha de forma modular.
  18. O que preciso para fazer um orçamento? É grátis?  Basta entrar em contato conosco pelo e-mail contato@mlenergiasolar.com.br. Se possível anexe uma cópia da sua conta de energia para análise e elaboração da proposta. O orçamento é totalmente gratuito.
  19. Vale a pena investir em um sistema de energia solar?  A energia solar veio para ficar, além de ser uma fonte limpa e inesgotável de energia, é também muito barata. Podemos listar diversas reportagens exaltando seus benefícios. 
  20. O Rio de Janeiro é um bom Estado para produção de energia solar?  Sim. Com níveis de insolação variando de 1.500 a 2.000 kWh/m2 ao longo do ano, o Estado do Rio de Janeiro apresenta um potencial de produção de energia elétrica por fonte solar muito bom.
  21. A ML Energia Solar atende apenas no Estado do Rio de Janeiro?  Não. A ML Energia Solar está situada no Estado do Rio, mas atendemos em todo o Brasil através de parcerias.

© Copyright 2017 Mobirise - All Rights Reserved